COMO A NOSSA MEMÓRIA FUNCIONA?

Você consegue se lembrar o quê comeu na semana passada? Acho que não, né? Mas calma, isso não quer dizer que existe algo de errado com o seu cérebro.

 

Na verdade, algumas informações que nós recebemos ao longo do dia, são armazenadas em uma parte da nossa memória chamada “memória de trabalho”, mas primeiro, você sabe como a memória funciona?

COMO A NOSSA MEMÓRIA FUNCIONA?

A memória é uma função que o nosso cérebro tem de armazenar informações, fatos, experiências e até novos conhecimentos ouvidos ou vividos. Ela se divide da seguinte forma:

Imagem ilustrativa.

 

Memória de Curto Prazo: É a capacidade que cada pessoa tem de guardar uma pequena quantidade de informações na mente durante um curto período de tempo. Acredita-se que a duração da memória de curto prazo dura 30 segundos.¹

 

 

Pessoas acima de 65 anos tendem a ter dificuldades com a memória de curto prazo, especialmente nos reflexos de atenção e foco.²

Um exemplo disso, é quando você pede a um garçom um refrigerante. Ele armazena essa informação e após levar a bebida até você, isso é descartado da memória dele.
Imagem ilustrativa.

Memória de Longo Prazo: É a memória que dura por dias, até por décadas. Diferente da memória de curto prazo, que só guarda informações por segundos.

A memória de longo prazo, é tudo o que lembramos da nossa história desde a infância e os conhecimentos que obtemos através dos estudos.

IMPACTOS QUE O TEMPO PODE CAUSAR NA MEMÓRIA DE TRABALHO

Sendo dividida dessa forma, a memória forma a base de nosso sentimento de identidade, orienta nossos pensamentos e nossas decisões. Influencia nossas reações emocionais e nos permite aprender, por isso, ela é fundamental para o desenvolvimento cognitivo.

 

 

Entretanto, estudos apontam que as distrações, o estresse, cansaço e até o envelhecimento, podem reduzir a nossa memória de trabalho em cerca de 10% a cada década a partir dos vinte anos.³

 

Quando esses problemas de concentração e foco aparecem, alguns profissionais que trabalham nas áreas da saúde, esporte, culinária e até da área da segurança, podem ser prejudicados.

O CLARAMENTE DA JOIE É A ESCOLHA CERTA!

Pensando nos desafios para manter o foco e executar tarefas com excelência, o CLARAMENTE da Joie, te ajuda a manter um estado de atenção constante e vai garantir qualidade na entrega das usas tarefas.

Os polifenóis antioxidantes do NEUMENTIX presente no CLARAMENTE, melhoram a memória de trabalho, aprimorando a capacidade de aprender, gerenciar informações e reagir!

Tomando duas cápsulas por dia, você já começará a perceber os resultados de uma memória mais clara e uma mente mais focada.

Clique no link e saiba mais sobre o CLARAMENTE!

Estudos:

1. Gomes, Cristiano Mauro Assis. “Validade do conjunto de testes da habilidade
de memória de curto-prazo (CTMC).” Estudos de Psicologia (Natal) 16 (2011):
235-242. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/epsic/a/MSwdmNJxBRCZnD5nTKWwS4S/?format=pdf&lang=pt> Acessado em 26/07/2023.

 

2. DE LIMA ARGIMON, Irani I. Aspectos cognitivos em idosos. Avaliação psicológica, v. 5, n. 2, p. 243-245, 2006. Disponível em: <https://www.redalyc.org/pdf/3350/335027180015.pdf> Acessado em 26/07/2023.


3. Leia mais em: <https://www.kemin.com/sa/pt/markets/human-nutrition/products/neumentix#:~:text=Tamb%C3%A9m%20h%C3%A1%20evid%C3%AAncias%20que%20mostram,movimentos%20e%20tempo%20de%20rea%C3%A7%C3%A3o.&text=Pesquisas%20sugerem%20que%20a%20mem%C3%B3ria,come%C3%A7ando%20j%C3%A1%20aos%2020%20anos.>

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *