REUMATISMO: Um Perigo Para os Ossos

Hoje vamos entender os perigos do reumatismo e como o Magnésio pode ajudar.

O QUE É REUMATISMO?

O reumatismo é uma doença inflamatória que acomete as articulações, músculos e tendões. São mais de 200 doenças reumáticas, porém, as mais conhecidas, são a artrite, a artrose e a tendinite.

Precisamos entender, que essa doença não atinge apenas os idosos.

Crianças também podem ser afetadas e um bom exemplo disso, é a artrite reumatoide juvenil, que provoca diversas dores nas articulações. No entanto, as mulheres são as mais afetadas pelas doenças reumáticas e o surgimento pode ocorrer dos 25 aos 45 anos. Isso está ligado a uma tendência maior de produção de anticorpos, relacionada aos hormônios femininos.

 

De acordo com dados fornecidos pelo Ministério da Saúde, 15 milhões de pessoas sofrem com alguma doença reumatológica.

SINTOMAS DO REUMATISMO

Os sintomas mais comuns do reumatismo nos ossos, são:

  • Inchaço nas articulações

  • Vermelhidão nas articulações

  • Dores intensas nas articulações, músculos e tendões

  • Cansaço generalizado

  • Dificuldade na movimentação e até para pegar peso

  • Incapacidade funcional

 

Qualquer movimento simples como esticar, levantar e até espreguiçar, torna-se complicado, por isso, o reumatismo é um perigo para a saúde dos ossos.

ARTRITE REUMATÓIDE:

É uma doença crônica e inflamatória que afeta as articulações e se não for tratada adequadamente, pode causar deformidades, principalmente nas mãos, incapacitando o paciente de realizar qualquer tarefa simples, como segurar uma panela ou até escovar os dentes.

ARTROSE:

No caso da artrose ou osteoartrite é muito comum entre os idosos e em fases avançadas, torna-se uma doença incapacitante. Essa condição é causada pelo desgaste da cartilagem que protege a articulação.

GOTA:

Esse tipo de artrite ocorre de forma isolada em uma única articulação e pode surgir em qualquer região do corpo, mas é mais comum no dedão do pé. Nesse caso, a gota é provocada pelo excesso de ácido úrico na articulação.

TENDINITE:

Resumidamente, a tendinite é a inflamação dos tendões (tecidos que ligam os músculos aos ossos), e ocorre quando há inflamação ou inchaço no tendão (fibra que liga o músculo ao osso). As causas são diversas, então pode aparecer tanto pela falta de alongamento muscular, quanto por gestos repetitivos. Postura inadequada e o estresse, também geram contrações nos músculos e podem danificar e inflamar os tendões.

TRATAMENTO E PREVENÇÃO

Bons cuidados, podem não só prevenir, como também impedir a evolução das doenças reumáticas.

É muito importante ter uma boa alimentação, tomar remédios e os suplementos nos horários certos, nunca deixar de fazer exercícios físicos e obedecer aos momentos de repouso recomendados pelo seu médico, porque tudo isso, contribui para o resultado do tratamento dessas enfermidades.

A maioria dos tipos de doenças reumáticas, envolvem diretamente a medicina, fisioterapia, exercícios físicos orientados, psicologia e a suplementação.

No caso de doenças crônicas, não há uma cura específica, mas os sintomas podem ser controlados para gerar maior qualidade de vida. No entanto, a suplementação natural mostra grandes resultados, no alívio dos sintomas e na prevenção destas doenças.

CUIDE-SE COM O MAGNÉSIO!

Com a rotina corrida, nem sempre conseguimos adicionar tudo o que precisamos no cardápio, não é mesmo? De qualquer forma, o nosso solo é pobre em nutrientes e não oferece tudo que nosso organismo precisa através dos alimentos. Mas, os suplementos existem justamente para isso: suprir a falta das proteínas, vitaminas e minerais!

Nesse caso, suplementar com Magnésio, é uma ótima opção! 

Isso porque, o magnésio também está diretamente relacionado com a saúde dos ossos.

Como vimos, o perigo do reumatismo é real e engloba diversas doenças, sendo muito difícil especificar um só tipo de tratamento. Por isso, ao sinal de qualquer sintoma, é importante consultar um médico qualificado para dar o diagnóstico correto e determinar o melhor tipo de tratamento para você. Além disso, adotar o hábito da suplementação irá repor as vitaminas e minerais necessários para a construção de uma saúde óssea próspera.

Quer conhecer mais sobre o nosso Magnésio? Dá um clique aqui!

Clique aqui e conheça o nosso Magnésio!

ESTUDOS:

1.     dos Santos Quirino, Ana Thais, Victor Felipe de Almeida Leal, and Cilene Aparecida de Souza Melo. “Avaliação do perfil epidemiológico de pacientes com doença reumatológica em um centro de especialidades de Marabá, Pará, Brasil.” Research, Society and Development 10.11 (2021): e260101119504-e260101119504.

 

2.     Machado, Gustavo Pinto da Matta, et al. “Projeto Bambuí: prevalência de sintomas articulares crônicos em idosos.” Revista da Associação Médica Brasileira 50 (2004): 367-372.

 

3.   Goeldner, Isabela, et al. “Artrite reumatoide: uma visão atual.” Jornal Brasileiro de Patologia e Medicina Laboratorial 47 (2011): 495-503.

 

4.   Coimbra, I. B., et al. “Osteoartrite (artrose): tratamento.” Revista Brasileira de Reumatologia 44 (2004): 450-453.

5. Souza, Márcio Passini Gonçalves de. “Diagnóstico e tratamento da osteoporose.” Revista Brasileira de Ortopedia 45 (2010): 220-229.

6. Bedani, Raquel, and Elizeu Antonio Rossi. “O consumo de cálcio e a osteoporose.” Semina: Ciências Biológicas e da Saúde 26.1 (2005): 3-14.

7. Trucom, Conceição. O poder de cura do limão. Planeta Estratégia, 2021.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *