A hortelã é uma planta, muito usada em balas, chicletes e até em itens de higiene pessoal como enxaguantes bucais e pastas de dente, mas você sabia que ela também possui efeitos medicinais?
AÇÃO MEDICINAL
A folha da hortelã apesar de pequena, é rica em antioxidantes, possui vitaminas A, B2, B6, C, E, K, e ácido fólico. Segundo um estudo feito pela University of Maryland¹, nos EUA, a hortelã-pimenta tem poderes antibacterianos, antifúngicos e anti-inflamatórios.
Além disso, melhora a digestão, ajuda a aliviar sintomas respiratórios, alivia sintomas de gripe, resfriado, irritações na pele, e pode até prevenir o câncer.
BENEFÍCIOS PARA O CÉREBRO
Além de ser uma plantinha tão saborosa para um chá de fim de tarde, a hortelã possui benefícios até em seu cheiro agradável. Parece mentira, mas apenas inalar o cheiro da hortelã, pode estimular a nossa cognição e melhorar as funções do cérebro como raciocínio, foco e memória.
AROMATERAPIA
A hortelã também é bastante usada na aromaterapia. Em 2008, pesquisadores ingleses⁴ examinaram o poder do óleo essencial de hortelã no cérebro e descobriram que ele aumenta o estado de alerta e a memória.
Vale lembrar que antes de começar a fazer o uso do óleo, é recomendado conversar com o seu médico para se informar sobre a eficácia do produto e com qual objetivo ele será usado, já que, a substância não é indicada para gestantes, lactantes e crianças.
Agora que você já conhece os benefícios da hortelã, que tal um chazinho?
Leiam também: Própolis: Um potente escudo para a saúde.
Fontes:
-
Moss M, Hewitt S, Moss L, Wesnes K. Modulation of cognitive performance and mood by aromas of peppermint and ylang-ylang. Int J Neurosci. 2008;118(1):59-77. doi:10.1080/00207450601042094, Disponível em: <https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/18041606/> (Acesso em 15 de maio de 2023)