BENEFÍCIOS DA HORTELÃ

A hortelã é uma planta, muito usada em balas, chicletes e até em itens de higiene pessoal como enxaguantes bucais e pastas de dente, mas você sabia que ela também possui efeitos medicinais?

AÇÃO MEDICINAL

A folha da hortelã apesar de pequena, é rica em antioxidantes, possui vitaminas A, B2, B6, C, E, K, e ácido fólico. Segundo um estudo feito pela University of Maryland¹, nos EUA, a hortelã-pimenta tem poderes antibacterianos, antifúngicos e anti-inflamatórios.

Além disso, melhora a digestão, ajuda a aliviar sintomas respiratórios, alivia sintomas de gripe, resfriado, irritações na pele, e pode até prevenir o câncer.

A hortelã-pimenta possui mentol, uma substância que vem sendo estudada² para a prevenção do câncer, principalmente o de próstata. Sua ação antioxidante deixa o sistema imunológico mais forte e com isso, capaz de impedir a oxidação das células, um dos princípios ativos de cânceres.

BENEFÍCIOS PARA O CÉREBRO

 Além de ser uma plantinha tão saborosa para um chá de fim de tarde, a hortelã possui benefícios até em seu cheiro agradável. Parece mentira, mas apenas inalar o cheiro da hortelã, pode estimular a nossa cognição e melhorar as funções do cérebro como raciocínio, foco e memória.

De acordo com uma pesquisa da Wheeling Jesuit University, o cheiro e o sabor da hortelã têm profundos efeitos em funções cognitivas.³

AROMATERAPIA

 

A hortelã também é bastante usada na aromaterapia. Em 2008, pesquisadores ingleses examinaram o poder do óleo essencial de hortelã no cérebro e descobriram que ele aumenta o estado de alerta e a memória.

Vale lembrar que antes de começar a fazer o uso do óleo, é recomendado conversar com o seu médico para se informar sobre a eficácia do produto e com qual objetivo ele será usado, já que, a substância não é indicada para gestantes, lactantes e crianças.

 

Agora que você já conhece os benefícios da hortelã, que tal um chazinho?

Fontes: 

  1. University of Maryland

  2. BB NEWS

  3. Wheeling Jesuit University

  4. Moss M, Hewitt S, Moss L, Wesnes K. Modulation of cognitive performance and mood by aromas of peppermint and ylang-ylang. Int J Neurosci. 2008;118(1):59-77. doi:10.1080/00207450601042094, Disponível em: <https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/18041606/> (Acesso em 15 de maio de 2023)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *